Ed. 8 - Algumas novidades e um aviso
Olá!
Tanta coisa aconteceu desde o último e-mail, que eu nem sei direito por onde começar. Talvez, então, seja melhor pelo começo: você está na oitava edição de Uma mulher que escreve, talvez porque preencheu o formulário que divulguei nas minhas redes sociais ou porque respondeu uma caixinha de perguntas no meu Instagram, e eu agradeço por isso.
Antes de contar as novidades, preciso fazer uma errata do e-mail anterior: eu tinha dito que passei semanas esperando pelo código ASIN de Elas Falam Por Si para cadastrar o livro no Skoob e no Goodreads, mas o que eu estava esperando mesmo era o número de páginas, que, para e-books publicados na Amazon sem que estejam atrelados a um livro físico, é calculado pelo algoritmo.
Tenho também um aviso para fazer: esta é a última newsletter de 2020. Dei uma olhada no calendário e vi que semana que vem já é Natal, e que a semana seguinte já traz consigo o ano novo. Achei importante dar uma pausa na news, não só para poder descansar um pouco, mas também porque imagino que poucas pessoas poderão ler meus e-mails quando estarão festejando o Natal e comemorando a virada do ano (com aqueles que moram na mesma casa e sem fazer aglomeração, eu espero). Então, farei uma pausa pelas próximas duas semanas (23 e 30 de dezembro), e a newsletter volta no dia 06 de janeiro.
Agora, vamos para os refrescos - quer dizer, as novidades!
Na semana passada, fui convidada para participar de um projeto MUITO especial, previsto para o ano que vem. Não posso falar muita coisa, porque por enquanto, apenas as pessoas envolvidas sabem, mas tem a ver com: 1) Novas publicações; 2) Um conjunto maravilhoso de pessoas que escrevem; 3) Uma representatividade muito escassa na literatura. Qualquer informação além disso já seria demais para falar aqui, porém, prometo falar mais quando puder!
Além disso, algumas interações no Twitter me deram ferramentas para solucionar uma grande questão no romance que estou planejando. Era uma pergunta que eu não conseguia responder, e que só quando expus de certa forma é que consegui pensar melhor em como trabalhar. Isso me deixou muito mais empolgada para continuar planejando e, em breve, começar a escrever. Era uma coisa aparentemente simples, porém importante para a história, porque reflete um dos principais conflitos de uma das protagonistas e eu não deveria estar falando tanto! Mas agora que finalmente consegui definir essa coisa, tudo parece bem mais fácil!
Recebi, também na semana passada, uma proposta de freela que me deixou de queixo caído. Era um pedido de leitura sensível para um livro estrangeiro que será publicado no Brasil por uma grande editora, e, graças uma pessoa que trabalha nessa editora e que, tempos atrás, estava procurando por contatos de leitores de sensibilidade, chegou até mim.
Eu sei que nem todo mundo sabe, então leitura sensível é o trabalho de análise de uma história ainda não publicada, feito por uma pessoa que faz parte de um grupo minoritário (pessoas LGBTQIA+, negras, indígenas, com deficiência, neurotípicas, com problemas psicológicos), a fim de identificar possíveis representações ruins desses grupos e perpetuação de estereótipos nocivos. O leitor sensível percebe essas nuances que podem não estar evidentes para quem escreve ou edita e sugere formas de melhorar a representação desses personagens.
Mas por que você ficou de queixo caído, Lethycia? Bom, porque o prazo para entrega do serviço era curto e o dinheiro a ser pago era muito. E eu aceitei! E desde quinta-feira, estou fazendo dois turnos de trabalho: primeiro no emprego de pagar as contas, e depois, na leitura sensível desse livro.
Agora, a última novidade: quem usa muito o Twitter sabe que existem algumas correntes da moda que volta-e-meia aparecem na timeline. Na semana passada, alguns dos meus amigos fizeram representações de si mesmos em forma de ilustração por meio do Picrew, um gerador de avatares on-line. Usei o mesmo site/aplicativo para fazer representações de Camila e Helena, do meu conto Mesmo que eu vá embora:
Representações de Camila e Helena feitas pelo Picrew. Uso sem fins comerciais.
Agora, vamos às típicas recomendações:
- Acabei de postar no Instagram um vídeo lendo trechos do meu livro Elas Falam Por Si, com falas marcantes das minhas entrevistadas. Caso você queira ter um gostinho desse livro e saber um pouco do que pode encontrar nele, é só clicar aqui e assistir. Se puder interagir, comentando, salvando e compartilhando, eu agradeço!
- O escritor Ícaro de Brito disponibilizou, pelo Google Docs, um Guia para estudar Escrita Criativa pela Internet, com uma curadoria maravilhosa de textos, vídeos no Youtube, episódios de podcast e outros materiais informativos sobre escrita, que podem ser acessados de forma gratuita! Caso você também escreva, eu recomendo que acesse o arquivo e dê uma olhada, porque com certeza pode encontrar algo para te ajudar em alguma dificuldade. A guia é colaborativo e permite que pessoas façam comentários sugerindo o acréscimo de novos conteúdos.
- Dei entrevista para o Cadê LGBT, um perfil do Twitter que faz divulgação de literatura LGBTQIA+. Você pode ler acessando essa thread.
- O tt literário, perfil no Twitter para divulgação e interação sobe literatura, está promovendo o Literário Awards, uma espécie de premiação simbólica para livros e influenciadores literários. O prêmio está com um formulário aberto para votação em várias categorias, e é possível votar até o dia 27 de dezembro.
- A editora Pinard Livros está trazendo para o Brasil, por financiamento coletivo, uma edição bilíngue de Gabriela Mistral, que foi a primeira pessoa na América Latina a receber o Nobel de Literatura, e uma das poucas mulheres a receberem esse prêmio em mais de 100 anos. A Mulher Forte e Outros Poemas de Gabriela Mistral é uma antologia com uma seleção de parte da obra dessa mulher pouco valorizada no Brasil, e é possível apoiar o livro doando a partir de R$ 60,00.
Imagem de divulgação de A Mulher Forte e Outros Poemas de Gabriela Mistral.
Assim como fiz em edições anteriores, imagino que alguns desses conteúdos sejam interessantes para vocês!
Agora, estou indo. Desejo para vocês um feliz Natal e um bom Ano-Novo.
Um abraço,
Lethycia
Para me acompanhar melhor, você pode me encontrar nos links abaixo:
Elas Falam Por Si
Twitter | Instagram | Wattpad | Medium | Amazon