Ed. 20 - UM CONTO ACE POR MÊS
VEM AÍ!
Eu disse que na semana passada vocês saberiam qual era o projeto especial no qual estou envolvida. Não consegui enviar este e-mail no dia certo, mas vim convenientemente no Dia Internacional da Assexualidade para avisar que:
Em abril, será publicado na Amazon o primeiro dos...
O anúncio foi dado em primeira mão pela Dayane Borges, em seu perfil no Twitter, e talvez você já tenha visto. O primeiro dos autores envolvidos foi anunciado hoje (06/04) pelo perfil Cadê LGBT, no Twitter e no Instagram.
Será uma publicação periódica de contos com protagonismo assexual escritos, revisados, ilustrados editados e diagramados por pessoas assexuais. E se você pensou em alguma coisa próxima disso depois de ver a xarada que enviei na última newsletter, parabéns!
Pessoas assexuais são a letra A da sigla LGBTQIA+. Não, o A não é de "aliado"! A assexualidade é um espectro da sexualidade humana caracterizado por ausência total, parcial ou condicional de atração e/ou desejo sexual ou romântico. E esse espectro contempla diversas identidades de pessoas que vivenciam essa relação com a atração e o desejo de várias formas diferentes.
Para mais informações, eu recomento o livro A de Assexual, de Cláudia P. Costa, e também as threads publicadas no Twitter pela autora Dayane Borges.
Existe um estigma bem grande em relação à assexualidade, dentro e fora da comunidade LGBTQIA+. Para começar, muita gente deslegitima a existência dessa orientação sexual. E assexuais sentem uma falta muito grande de representação na mídia e na cultura. Quem gosta de ler precisa aprender a escavar entre pilhas de livros LGBTQIA+ para encontrar alguns com personagens ace (a abreviação em inglês da palavra assexual). E se você, assim como eu, não lê em inglês, isso pode ficar ainda mais complicado.
Foi pensando nisso que, no fim de 2020, um grupo de jovens escritores brasileiros se reuniu com o objetivo de planejar e realizar um projeto de escrita e publicação mensal de histórias com protagonismo ace. A ideia foi da escritora Dayane Borges, com inspiração direta nos Clichês em Rosa, Roxo e Azul da escritora Maria Freitas. E assim nasceram os Espectros de Roxo e Cinza.
A cada mês, será revelado um novo conto que faz parte do projeto, assim como a pessoa que o escreveu. E, como estou falando disso aqui, vocês já devem imaginar que também vem aí um conto meu. Sim, vem mesmo, mas ainda vai levar um tempo. Vou avisá-los assim que puder.
[Imagem fofa para deixar vocês felizes]
A newsletter desta semana semana foi só pra falar disso. As duas semanas anteriores foram complicadas para mim, e eu estou tentando me adaptar a uma situação nova que surgiu na minha vida. Não está sendo fácil, e às vezes, eu começo a chorar de repente, pensando se vou dar conta de tudo. Estou meio triste com o que está acontecendo, e sinto que não posso falar disso ainda. É por isso que hoje não tem atualização sobre o Projeto Misterioso e nem outros tipos de recomendação. Mas espero que tenham gostado de saber sobre os contos ace.
Um abraço,
Lethycia
Para me acompanhar melhor, você pode me encontrar nos links abaixo:
Elas Falam Por Si
Twitter | Instagram | Wattpad | Medium | Amazon