A Bienal vem aí! - Uma mulher que escreve #48
Um mês repleto de surtos, a ansiedade para a Bienal, dicas de como me encontrar no evento e um pouco do que eu li, ouvi e assisti em junho.
Por Lethycia Dias | Edição 48
Olá, pessoas que leem!
Eu deveria ter enviado outra edição da news duas semanas atrás, no dia 15, mas adivinhem o que aconteceu? Pois é, trabalho. Com a Bienal se aproximando, passei a ter demandas maiores e mais urgentes, e falhei mais uma vez com o cronograma. Mas hoje estou aqui para dar vários avisos importantes e algumas atualizações.
Nesta edição você encontra:
Como me ver na Bienal;
Mesmo que eu vá embora gratuito;
Chat/Grupo de Camileners no Telegram;
Atualizações de vários tipos;
Prime Day se aproximando.
Então, vamos ao que interessa!
A Bienal vem aí!
No dia seguinte ao envio da última edição de Uma mulher que escreve, 2 de junho, foi divulgada a programação oficial da Bienal do Livro de São Paulo. Eu não estava na coletiva de imprensa, mas estava aqui na minha casa surtando. E quanto mais perto chegamos do dia 02 de julho, mais eu surto, porque nos últimos 3 meses, minha vida girou em torno desse evento.
Quer dizer: desde o fim de março, eu vi sugestões de convidados serem feitas; decisões serem tomadas; convites serem enviados, aceitos e recusados; mudanças urgentes ou não serem realizadas; datas, horários e nomes sendo divulgados; expectativas sendo criadas e atendidas ou não. Eu li e respondi e-mails, preenchi planilhas, escrevi listas, baixei, postei, enviei e compartilhei arquivos e até SONHEI com a Bienal. Duas vezes até agora.
Confiram este drama contemporâneo sobre uma suposta convidada da Bienal que as vozes da minha cabeça inventaram:
Cliquem na imagem e abram a sequência de tweets para ler meu sonho inteiro.
O mais louco é lembrar que eu sonhei com isso antes das três notícias chocantes que trouxeram de volta para as redes sociais a discussão pública sobre aborto e direitos reprodutivos.
Me veja na Bienal
Se você vai para a Bienal do Livro e quer me ver, saiba que estou louca para ver todas as minhas amizades virtuais do mundinho literário, incluindo leitores, profissionais do livro e outros escritores. Estarei pronta para dar abraços (usem máscara, por favor!), tirar fotos e distribuir marcadores de página dos meus três livros, com ou sem autógrafo.
Como o evento é enorme, vou dar uma dica: por causa do meu trabalho na programação cultural, deve ser mais fácil me encontrar nos espaços em que estiver ocorrendo a programação oficial do evento, especialmente a Arena Cultural e o Salão de Ideias. Mas também vou passear quando tiver um tempinho, então se você me vir em algum estande ou nos corredores, não tenha vergonha de me chamar para um "oi" ou pedir uma foto!
"Mesmo que eu vá embora" está de graça!
Desde ontem, 28 de junho, até o fim do dia de hoje, dia 29, Mesmo que eu vá embora está de graça na Amazon! Clique aqui para baixar.
A gratuidade faz parte da campanha Camileners com Orgulho, que eu criei não só para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ com meus leitores, mas também para tentar atingir mais pessoas que ainda podem não conhecer ou não ter lido a história e reunir todo mundo em um lugar só.
Foi pra isso que eu decidi criar um grupo no Telegram para os Caminelers, os fãs do casal Camilena! Acabei criando, sem querer, um chat onde só eu posso mandar mensagens, mas ainda penso em aproveitar a ferramenta para reunir quem quiser me acompanhar mais de perto sem correr o risco de perder as novidades no oceano de posts das redes sociais e seus algoritmos malices. Você pode se inscrever no canal por este link.
É a primeira vez que experimento criar um grupo de leitores - coisa que já vi muitos escritores fazerem e que sempre relutei em tentar porque não sou lá a pessoa mais animada do mundo para interagir online. E pelo visto, já comecei errando. A imagem acima foi divulgada antes que eu percebesse o erro na criação do "grupo". Mesmo assim, estou tentando manter e aumentar a conexão entre meus leitores, e os mais empolgados de todos são os que leram Mesmo que eu vá embora.
Li, ouvi e assisti
Terminei de ler A criação do patriarcado, O sol é para todos e Exorcismos, amores e uma dose de blues. Todos têm resenha postada no meu Instagram e também em suas respectivas páginas na Amazon, no Skoob e no Goodreads.
A poucos dias da Bienal, pensei pela primeira vez em ler os livros que eu tenho de pessoas que são convidadas na programação oficial (como se eu não pudesse ter me adiantado pra isso nos últimos meses). Fiz até um vídeo engraçadinho sobre isso, mas já consegui ler três livros (Heartstopper 2, O peso do pássaro morto e Orçamento sem falhas) e estou lendo o quarto (O beijo do rio). Até já consegui resenhar o segundo volume da HQ de Alice Oseman, mas como estou cheia de coisas urgentes para postar em redes sociais e vou tirar um monte de fotos durante o evento, as outras resenhas vão ficar com Deus até eu ter tempo pra cuidar delas!
Pelo Spotify, andei ouvindo Frank Sinatra e Édith Piaf, além das minhas músicas favoritadas em modo aleatório.
Terminei de ouvir todos os 155 episódios do podcast Modus Operandi que estavam disponíveis até ontem, e agora só tenho mais um pra ouvir, novo, lançado ontem. Vocês têm noção de que eu estava ouvindo esse podcast desde dezembro? Também estou quase colocando em dia o 451 MHz, o podcast de literatura da revista 451. E ontem, ouvi todos os episódios disponíveis de A Mulher da Casa Abandonada, o novo podcast de Chico Felliti sobre uma casa que parece abandonada em bairro rico de São Paulo mas que é habitada por uma mulher que fugiu os Estados Unidos após escravizar uma empregada doméstica por quase 20 anos. Assim como toda a minha bolha do Twitter, estou obcecada por essa história!
Meu rodízio de serviços de streaming segue firme e forte e eu acho que criei ordem em meio ao caos. Entre os últimos títulos que assisti, posso destacar os dois live action baseados nos personagens de Mauricio de Sousa, Turma da Mônica: Laços (Globoplay) e Turma da Mônica: Lições (Prime Video), que são muito fofos e cheios de nostalgia; Crush (Star+), que é uma comédia romântica sáfica bem fofa; e O Mágico de Oz (Hbo Max), o musical clássico. Eu já disse que estou gostando muito da sessão de clássicos do Hbo Max? Eu posso morar lá com tantas opções de filmes famosos que nunca vi!
E por fim, tive uma recaída como noveleira e voltei a assistir Pantanal de onde eu tinha parado: o 4º capítulo. Na semana passada, ultrapassei a passagem de tempo e me percebi que estava viciada como esperava ter ficado quando a novela estreou. É que começaram a aparecer os elementos fantásticos que não eram tão presentes no início e a coisa começou a ficar mais interessante. É como eu disse outro dia:
Estou vendo os capítulos passados pelo Globoplay num ritmo de 3 por vez e espero conseguir alcançar o que está sendo exibido na TV antes do fim. E o melhor de ser uma novela e de eu ter passado a vida inteira inserida na cultura noveleira é não importam os spoilers, pois saber o que acontece torna tudo muito mais interessante!
O Prime Day está chegando!
Um dos grandes eventos anuais da Amazon está chegando e eu quis reservar um espacinho aqui pra falar sobre isso. São dois dias de ofertas em vários setores da Amazon de forma exclusiva para assinantes do Prime.
Este ano, será nos dias 12 e 13 de julho (logo depois da Bienal), e quero dar alguns avisos e dicas:
Coloque os produtos que você quer comprar numa lista de desejados;
É um bom momento para comprar eletrônicos, especialmente dispositivos da própria Amazon, como o Kindle e a Alexa;
Livros sempre entram em promoção, seja no formato físico ou e-book;
Deve haver promoção nova do Kindle Unlimited pra quem não conseguiu assinar na última vez.
Algumas ofertas antecipadas já estão acontecendo, então vale a pena conferir o que está disponível. Uma delas é a do Amazon Music Unlimited, o plano pago de streaming de música, que está gratuito por 4 meses para novos assinantes. Você pode assinar aqui e cancelar quando quiser ou continuar usando, se gostar. Lembrando que as promoções do evento são só pra quem assina o Amazon Prime! Se você não assina, pode fazer isso aqui, e se nunca assinou antes, pode experimentar 30 dias grátis, tendo acesso também ao Prime Vídeo (filmes e séries), ao Amazon Music (plano limitado), ao Prime Reading (livros e revistas), e a frete grátis nas suas compras enviadas pela Amazon.
E se você quiser e puder comprar qualquer coisa antes, durante ou depois do Prime Day, lembre-se de fazer isso pelos meus links de associada, pois assim me ajuda a completementar minha renda com uma comissão!
Depois de todos esses avisos, eu fico por aqui!
Se você vai para a Bienal em algum dia específico e quiser marcar de me encontrar, responda a este e-mail!
Um abraço,
Lethycia.