Leituras de Carnaval - Uma mulher que escreve #83
Cinco dicas de leitura para quem não é de folia, mas aprecia a ideia
Olá, pessoas que leem!
Como tem um feriado prologado vindo aí, não quero ocupar muito o tempo de vocês, então, o que preparei pra hoje foi uma lista rapidinha de indicações de leitura. Não sou nem um pouco carnavalesca e o máximo de folia que eu aguento é ler sobre o Carnaval, então, esse é o tema da lista de hoje.
Cinco leituras de Carnaval
1- Confetes e Serpentinas, organizada por Iris Figueiredo
Lançada em 2019, a coletânea reúne contos de Duds Saldanha, Lorrane Fortunato, Rebeca Kim, Solaine Chioro, Olívia Pilar e Vanessa Reis, todos mostrando diferentes formas de passar o Carnaval. Tem Carnaval de rua e de espaço fechado, gente reencontrando crush do passado e até personagem que passa o feriado trabalhando, mas com muito bom-humor!
O ponto alto desse livro é a diversidade de pontos de vista e personagens: temos várias histórias com protagonismo negro, uma com romance sáfico e duas com protagonista PCD que sim, também festeja!
Essa foi uma leitura recente minha e eu recomendo bastante. Está disponível no Kindle Unlimited.
2 - A folia de Natan & Lino, de Henri B. Neto
Nessa novela ao mesmo tempo divertida e emocionante, acompanhamos a aventura de Lino, que não é muito de festejar, indo a um bloco de rua com sua turma de amigos e seu namorado, que ao contrário dele, adora a festa. A sugestão parte do psicólogo de Lino, como um exercício para enfrentar seus problemas com autoimagem. Mas é claro que tudo que pode acontecer de errado acontece, e Lino registra tudo por meio de entradas em seu diário.
Apesar de ser o terceiro livro de uma série, A folia pode ser lida de forma independente das histórias anteriores, pois Henri B. Neto nos informa o suficiente sobre como Lino e Natan se conheceram e começaram a namorar sem tornar a leitura cansativa. E como acontece em todas as histórias dessa série que eu amo, eu garanto que você vai dar risada e ainda derramar algumas lágrimas.
Está disponível no Kindle Unlimited.
3 - Até o amanhecer, de Vanessa Freitas
Essa novela se parece, a princípio, com uma releitura contemporânea de A pequena sereia, porque nela temos uma sereia que realiza um feitiço para se tornar humana temporariamente, e ela faz isso justamente durante o Carnaval. Depois de emergir na superfície em uma praia carioca, Nyrin tem várias experiências de estranhamento com o mundo humano, mas se afeiçoa de forma especial a uma garota chamada Liz. O problema é que o feitiço só dura até o amanhecer.
Essa história está sendo muita leitura da vez no Kindle e estou me divertindo muito, porque Vanessa Freitas levou bem a sério o fato de que, sendo uma sereia, sua personagem não entende nada do nosso mundo, o que gera várias situações engraçadas.
Ainda não sei que rumo a história vai tomar, porque estou mais ou menos na metade, mas já recomendo. Está disponível no Kindle Unlimited.
4- Loucuras de Carnaval, de Clara Alves
Após descobrir que seu ex-namorado está noivo, Julia decide aceitar o convite de uma amiga para passar o Carnaval em Cabo Frio e se permitir viver tudo que a data pode lhe oferecer. Mas para isso, ela terá de passar algum tempo com amigos de sua amiga que não conhece muito bem, incluindo um cara bonito e irritante na mesma medida.
Essa história vem diretamente de uma outra era em que Clara Alves ainda não era conhecida por escrever histórias sáficas. É divertida e tem hot de qualidade.
5 - O brilho do sol, de Lethycia Dias
É claro que eu iria aproveitar para indicar também o meu próprio trabalho!
Nesse miniconto de Carnaval, Alana se prepara para aproveitar o Carnaval de rua com seu grupo de amigos, que dessa vez, não fura com ela na última hora. Ao mesmo tempo, ela reflete sobre seu relacionamento anterior, que era abusivo, e sobre o reencontro com Dom em plena Parada LGBT, que se tornou seu novo namorado.
É uma história rapidinha e tem o tom bem-humorado e personalidade extrovertida da protagonista do meu conto em De todas as paradas do mundo. Pode ser lido gratuitamente aqui mesmo, no Substack.
As últimas
Sigo escrevendo o haters to lovers universitário, com dias em que a escrita flui melhor e dias mais dificultosos. Encontrei um grande furo de roteiro que precisei contornar na semana passada, e com isso, acabei percebendo me dando conta de uma coisa: talvez o roteiro dessa história não esteja muito bom. Não está ruim a ponto de eu desistir de escrever, mas já sei que provavelmente vou ter mais trabalho do que esperava para terminar.
Escrevi o roteiro dessa história de forma apressada, em algum momento entre abril e maio do ano passado. Na época, eu estava fazendo o curso O Caminho do Escritor, de Vilto Reis, e reestruturando aquilo que viria se tornar Nosso próximo adeus será o último. A continuação da história de Camila e Helena estava na minha cabeça havia muito tempo, e essa, não. Acho natural perceber que cometi alguns erros no planejamento dessa.
Espero corrigir todos conforme for encontrando, e com isso, chegar ao ponto final com uma história bem contada.
E por falar em história nova, estou voltando a pensar numa outra ideia antiga. Dessa vez, um romance sáfico com temática de data comemorativa. Ainda não posso prometer nada, mas vontade de escrever é o que não falta!
Li, ouvi e assisti
Terminei de ler Malibu Renasce e Vozes Trans. Gostei bastante da variedade de histórias presentes nesse último. O mais interessante foi ler um conto young adult e fofo de Koda Gabriel depois de ter me acostumado a ler histórias safadas assinadas por Koda G., que é outro pseudônimo de um mesmo autor.
No momento, estou lendo Número Zero, de Umberto Eco, e Amélia sem filtro, além de Até o Amanhecer, de Vanessa Freitas. Sobre os dois primeiros, ainda não sei o que comentar pois comecei ambos esta semana. Sobre o último, vocês já conferiram minha opinião no item 3 da lista.
Não vou indicar playlist de Carnaval porque aí já seria demais! Em vez disso, recomendo a seleção 40 canções, de Júnior Bueno, que tem tudo do bom e do melhor, e a playlist da teodora, inspirada na personagem de mesmo nome do romance À luz do dia, de Nina Spim.
A indicação de podcast da vez fica por conta do Rádio Novello Apresenta, com duas histórias incríveis sobre encontrar uma mensagem deixada por alguém a uma terceira pessoa e tentar montar o quebra-cabeça para entender o cenário.
Minha maratona do Oscar já tinha começado muito antes da divulgação dos indicados porque eu estava tentando assistir antecipadamente alguns filmes que sabia que poderiam estar na festa. Então, é praticamente só isso que estou vendo, além de filmes que serão removidos em breve dos streamings que eu assino. Como odiei tudo que assisti no último final de semana, espero ver coisa melhor até a próxima edição pra poder comentar com vocês!
Por hoje, é isso.
Um abraço,
Lethycia Dias
Meus livros | Links importantes | Entre no meu canal do Telegram | Visite meu site
Uma mulher que escreve é um espaço pessoal para registro de processo criativo e reflexões sobre escrita, literatura e arte em geral. Se gostou deste texto, compartilhe em suas redes sociais, leia edições anteriores ou se inscreva na newsletter para receber mais!
Caso se interesse por algum livro recomendado aqui, considere comprar pelos links deixados no texto: cada compra feita na Amazon a partir dos meus links gera pra mim uma pequena comissão que me ajuda a continuar escrevendo! Você também pode colaborar de forma direta fazendo um Pix para lethyciasdias@gmail.com doando qualquer valor!